Principais objetivos e habilidades da BNCC

  • Ensino do cálculo do comprimento de uma circunferência.
  • Aprofundamento sobre o cálculo de áreas de figuras planas, especialmente área de um círculo.
Tais tópicos serão trabalhados em conformidade com as seguintes habilidades da BNCC:
  •  (EF08MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.
  • (EF08MA18) Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.
Também trabalharemos as seguintes competências específicas da BNCC relacionadas a área da matemática:
  • Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
  • Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.
  • Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.
Em relação a divisão das aulas , a divisão ficou como pode-se ver abaixo:    Sendo assim , ao todo a sequência conta com 8 aulas, podendo é claro ser flexibilizada, a critério do professor caso necessite de mais aulas.