Cinemática

Instruções

Observe que do lado esquerdo da janela tem uma lista: Number, Function, Point, Line, Text e Segment. Quando você clica no +, você pode ver os itens que foram usados para construir o aplicativo. Você consegue interagir com o aplicativo, você pode testar usando o deslizante que está no canto superior direito do tela, tP ou tQ, clicando nele e arrastando, com essa ação você deve observar que os pontos P e Q se movem. Mais um teste, clicando, por exemplo, em + Point você vai ver a lista de pontos que temos nesse aplicativo, perceba que os ponto P e Q estão ativados, e o restante estão desativados, você pode ativar e desativar os ponto a qualquer instante.

Questão 01

Fisicamente deslocamento e distância percorrida têm significado distintos?

Select all that apply
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
Check my answer (3)

Questão 02

Assumindo que um corpo move-se do ponto P para o ponto Q, desta forma vamos fazer um teste, usando o deslizante tP para 2 s e tQ para 6 s,qual a velocidade média?

Select all that apply
  • A
  • B
  • C
  • D
Check my answer (3)

Questão 03

Agora clique em +Number, ative o número vm, nele você vai identificar no aplicativo o módulo da velocidade média como sendo o valor da inclinação da reta secante, a reta que une os ponto P(tP, xP) e Q (tQ, xQ). Dessa forma, faça um teste, calcule o valor da velocidade média e compare com o valor de vm.

Questão 04

Feitos os teste, faça Q tão perto P quanto possível e veja qual o valor da velocidade. E responda o que acontece com t? E com o x$?

Questão 05

O que acontecer com a reta que une os dois pontos quando os mesmo se sobrepõe? Qual o valor de vm um pouco antes de sobrepor e quando os pontos se sobrepõem?

Questão 06

Agora ative o ponto Z (em Point) e a reta d (em Line) e mova-o para a mesma região de P e Q, veja o valor de v, velocidade instantânea e compare com o valor da velocidade média, e descreva o que ocorre com as retas, a que passa por Z e a que une P e Q.

Questão 07

Agora deixe ativo apenas os pontos Z e F, a reta d, o número t e v e a função g. O ponto F é a simulação de corpo se deslocando a curva g é a representação gráfica do deslocamento desse corpo. Clique no play do tempo t e descreve o que ocorre o valor de v.

Questão 08

O que acontece com F quando a velocidade do corpo é zero?

Questão 09

Explique o que significa fisicamente a velocidade ser negativa?