Uma volta em Rotatônia

Em Rotatônia todos as ruas são rotatórias e a cidade possui exatamente 64 rotatórias. Os veículos, se estão em uma rotatória se movendo no sentido anti-horário, ao trocarem de rotatória passarão a se mover no sentido horário na nova rotatória e vice-versa. Para evitar acidentes o prefeito de Rotatônia, Rotonildo, definiu que na Rotatória localizada mais a sudoeste (onde está o ponto azul no applet) os veículos deveriam se mover sempre no sentido anti-horário. Dessa forma, a direção que os veículos devem seguir em qualquer rotatória é bem conhecida por todos os cidadão de Rotatônia. Atividade inspirada nas questões 8 e 9 (OBI-2019 iniciante - fase 2)

Como utilizar o applet?

O ponto azul representa o veículo de Rotonildo, inicialmente parado em frente a prefeitura de Rotatônia (o ponto mais a sudoeste de Rotatônia). Ao clicar no botão Iniciar o seu veículo se moverá até a primeira interseção de rotatórias e então irá parar. Dois botões serão habilitados, "Manter" e "Trocar". Para você decidir se quer manter o veículo na rotatória, para talvez sair em outra interseção ou se você deseja trocar de rotatória. O procedimento se repetirá a cada nova interseção de rotatórias. Ao clicar no botão "Reiniciar" todas as configurações iniciais serão restauradas. Se quiser explorar situações novas, você poderá clicar no botão "Sortear". Ele irá modificar a posição das casas de Karol, Laís, Michael e Naldo, representados pelos pontos vermelhos K, L, M e N respectivamente, de maneira aleatória.

Atividade 1

Moram em Rotatônia, Karol, Laís, Michael e Naldo. A casa de cada um está marcada no applet com um ponto vermelho, K, L, M e N, respectivamente. Diga em qual sentido os veículos deverão se mover nas rotatórias onde estão as casas de Laís, Michael e Naldo, respectivamente.

Assinale a sua resposta aqui
  • A
  • B
  • C
  • D
Verifique minha resposta (3)

Atividade 2

Para Rotonildo ir, com seu veículo, da prefeitura, marcado em azul no applet, até a casa de Karol (ponto K, no applet), quais alteretivas abaixo o guiarão perfeitamente? Considere "M" como a decisão de se manter em uma rotatória até a interseção seguinte e "T" como a decisão de trocar de rotatória.

Assinale a sua resposta aqui
  • A
  • B
  • C
  • D
Verifique minha resposta (3)

Atividade 3

Ao chegar à casa de Karol utilizando um dos dois caminhos corretos da Atividade 2, Rotonildo pretende leva-la a casa de Laís. Qual das opções abaixo permitirá a ele chegar à casa de Laís, partindo da casa de Karol?

Assinale a sua resposta aqui
  • A
  • B
  • C
  • D
Verifique minha resposta (3)

Atividade 4

Como uma de suas ações, o prefeito Rotonildo resolveu nomear cada uma das 64 rotatórias da cidade da seguinte forma: O nome de cada rotatória será composto por uma das 8 letras: A, B, C, D, E, F, G e H; que deverá ser sucedida por um dos 8 números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8. Por exemplo: H6, A3, B7,... As letras, em ordem alfabética, representam a posição de cada rotatória da esquerda para a direita. Assim, a prefeitura e a casa de Naldo (marcados na posição original do applet) estão em rotatórias diferentes, mas o nome de ambas começa por A. Enquanto Marcos está em uma rotatória cujo nome começa por H. Já os números indicam o quanto ao norte uma rotatória está. Sendo que o maior valor indica a rotatória mais ao norte e o menor a rotatória mais ao sul. Assim, a prefeitura está na rotatória A1, Naldo mora na A8 e Marcos mora na H1. Karol, mora entre duas rotatórias. Quais são os nomes delas?

Assinale a sua resposta aqui
  • A
  • B
  • C
  • D
Verifique minha resposta (3)

Atividade 5

Rotonildo precisa passar nas casas de Naldo e de Laís e retornar com ambos para a prefeitura. Para não se confundir, pediu que Marcos lhe enviasse por whatsapp uma mensagem que fosse fácil de memorizar e que permitisse ao prefeito realizar essa tarefa, partindo da prefeitura. Marcos escreveu o seguinte: "Execute o seguinte procedimento e ao terminar repita-o até que retorne à prefeitura:" Sabendo que Marcos forneceu um procedimento correto ao prefeito, marque qual foi o procedimento fornecido.

Assinale a sua resposta aqui
  • A
  • B
  • C
  • D
Verifique minha resposta (3)

Atividade 6

Rotonildo, decidiu visitar cada uma das 64 rotatórias para saber se as pistas estão em boas condições de conservação. Ele começará visitando a rotatória mais a sudoeste (partindo da prefeitura, marcada com um ponto azul no applet). Para realizar tal tarefa e não se esquecer de nenhuma rotatória, ele pensou o seguinte: "Para visitar todas, eu iriei sempre trocar de rotatória a cada interseção". Se ele assim o fizer, conseguirá visitar todas as rotatórias? Por que?

Atividade 7

Para alertar aos turistas da cidade em que sentido devem andar, Rotonildo pretende colocar placas bem grandes em cada rotatória com seus respectivos nomes e, em cada entrada da cidade um outdoor explicando de forma clara e objetiva qual o sentido de cada rotatória. Quanto ao outdoor, até agora ele só conseguiu pensar nos seguintes dizeres: "Sentido anti-horário: rotatorias A + números ímpares" "Sentido horário: rotatórias A + números pares" Assim, com apenas duas frases ele conseguiu informar o sentido de exatamente 8 rotatórias, mas ainda é necessário informar o sentido das outras 56. Ajude-o a escrever os dizeres do outdoor de modo a utilizar a menor quantidade de palavras que você conseguir e que informe o sentido de todas as rotatórias.