Google Classroom
GeoGebraTarefa

(ʘᴥʘ) Explorando Função Quadrática (^._.^)ノ

Explorando a Função Quadrática

Explore a atividade acima, experimente alterar os valores dos coeficientes a, b e c (que são os respectivos controles deslizantes). Observe as alterações no gráfico da função conforme os coeficientes são modificados. Logo após resolva as questões abaixo:

Referente ao controle deslizante "a":

Representa o coeficiente "a" na função quadrática . Com base nessa informação responda as questões 1, 2 e 3 abaixo.

Questão 1

1) Mova o controle deslizante "a" de forma que seu valor seja positivo. Dessa forma a concavidade da parábola está voltada:

Assinale a sua resposta aqui
  • A
  • B
Verifique minha resposta (3)

Questão 2

Agora mova o controle deslizante "a" de forma que seu valor seja negativo. Dessa forma a concavidade da parábola está voltada:

Assinale a sua resposta aqui
  • A
  • B
Verifique minha resposta (3)

Questão 3

Se você mover o controle deslizante "a" de forma que assuma o valor a = 0, o que acontecerá com o gráfico da função?

Referente ao controle deslizante "b":

Está associado ao coeficiente b da função quadrática . Com base nessa informação, responda a questão 4.

Questão 4

Movimente lentamente o controle deslizante "b" para a direita e esquerda, verificando como a parábola se inclina após ultrapassar o eixo Y. Responda o que você observa graficamente quando: a) b > 0 b) b < 0 c) b = 0

Referente ao controle deslizante "c":

O controle deslizante "c" está associado ao coeficiente c da função quadrática . Ele indica onde a parábola "corta" no o eixo Y , ou seja, o ponto C (0, c). Com base nessas informações, responda a questão 5.

Questão 5

Movimente o controle deslizante "c" para a direita e para esquerda e responda o que você observa graficamente quando: a) c > 0 b) c < 0 d) c = 0

Explorando as raízes da função quadrática.

As raízes da função quadrática são 2 valores numéricos que quando substituem o lugar de x na função, tornam o valor desta função igual a zero ƒ(x) = 0. Em outras palavras são os pontos onde a parábola intercepta (corta) o eixo do X, que são os pontos A e B no gráfico apresentado acima. Dependendo do valor do discriminante (∆), uma função quadrática pode ter duas raízes reais e distintas, duas raízes reais e iguais ou então, duas raízes complexas Vamos agora estudar algumas situações envolvendo as raízes da função quadrática, resolvendo as questões de 6 até 9.

Questão 6

Encontre as raízes da função e logo após posicione os controles deslizantes em: a =1 , b = -4 e c = 3. Esses são os respectivos coeficientes da função. Responda: a) A parábola corta o eixo do X em algum ponto? Se sua resposta for afirmativa, qual ou quais são esses pontos? Relacione-os às suas raízes. b) Qual o valor do discriminante (delta) encontrado? Analise para responder a penúltima pergunta das atividades.

Questão 7

Encontre as raízes da função e logo após posicione os controles deslizantes em: a =2 , b = -4 e c = 5. Esses são os respectivos coeficientes da função. Responda: a) A parábola corta o eixo do X em algum ponto? Se sua resposta for afirmativa, qual ou quais são esses pontos? Relacione-os às suas raízes. b) Qual o valor do discriminante (delta) encontrado? Analise para responder a penúltima pergunta das atividades.

Questão 8

Encontre as raízes da função e logo após posicione os controles deslizantes em: a =-1 , b = 4 e c = -4. Esses são os respectivos coeficientes da função. Responda: a) A parábola corta o eixo do X em algum ponto? Se sua resposta for afirmativa, qual ou quais são esses pontos? Relacione-os às suas raízes. b) Qual o valor do discriminante (delta) encontrado? Analise para responder a penúltima pergunta das atividades.

Questão 9

Cada caso acima foi exemplificado à uma situação relacionada ao discriminante e às possíveis situações das raízes da função quadrática. Analise os exemplos acima e responda: a) Quando tivemos, no gráfico, dois pontos interceptando o eixo X, qual o sinal do discriminante encontrado (positivo, negativo ou nulo)? b) Quando tivemos, no gráfico, somente um ponto interceptando o eixo X, qual o sinal do discriminante encontrado (positivo, negativo ou nulo)? c) Quando não tivemos, no gráfico, nenhum ponto interceptando o eixo X, qual o sinal do discriminante encontrado (positivo, negativo ou nulo)?

Referente ao vértice da parábola

O vértice da parábola corresponde ao ponto em que o gráfico de uma função do 2º grau muda de sentido. Levando em consideração isto, responda a questão 10.

Questão 10

Calcule o vértice da seguinte função do 2° grau

Assinale a sua resposta aqui
  • A
  • B
  • C
  • D
Verifique minha resposta (3)

Obrigada especial ao Vitor Junqueira \(^◇^)/ e ao grupo do GeoGebra pelos materiais disponibilizados de excelente qualidade!!!

ヽ(✿゚▽゚)ノ