Google Classroom
GeoGebraTarefa

Ângulos

Introdução

Região convexa

Um conjunto de pontos é convexo (ou uma região é convexa) se, somente se, dois pontos distintos quaisquer A e B de são extremidades de um segmento AB contido em , ou se é unitário, ou se é vazio. Como exemplo, temos: 1. Uma reta "r" é um conjunto convexo de pontos, pois

2. Um plano é uma região convexa, pois, se A e B são dois pontos distintos de , o segmento AB está contido em .

3. Um segmento de reta, também, é uma figura convexa:
4. As figuras abaixo, não são definidas, ainda, como convexas:
Se uma região não é convexa, ela é uma região côncava. Vejamos:
Postulado da separação dos pontos de um plano Uma reta "r" de um plano separa este plano em dois conjuntos de pontos ' e '', tais que:
Os pontos de que não pertencem à reta "r" formam dois conjuntos, tais que: a) cada um deles é convexo; e b) se A pertence a um deles e B pertence ao outro, então o segmento AB intercepta a reta "r".
Semiplano - definição Cada um dos dois conjuntos (' e '') é chamado semiplano aberto. Os conjuntos r ' e r ' são semiplanos. A reta r é a origem de cada um dos semiplanos. ' e '' são semiplanos oposto.

Definições

Chama-se ângulo à reunião de duas semi-retas de mesma origem, não contidas numa mesma reta (não colineares).

O ponto O é o vértice do ângulo. As semi-retas OA e OB são os lados do ângulo.
Interior do ângulo AÔB é a interseção de dois semiplanos abertos, a saber: - 1 com origem na reta OA e que contém o ponto B; - 1 com origem na reta OB e que contém o ponto A; e - Interior de AÔB = 1 1. O interior de um ângulo é convexo. Os pontos do interior de um ângulo são pontos internos ao ângulo.

A reunião de um ângulo com seu interior é um setor angular ou ângulo completo e, também, é conhecido por "ângulo convexo".

Exterior do ângulo AÔB é o conjunto dos pontos que não pertencem nem ao ângulo AÔB nem ao seu interior. O exterior de AÔB é a reunião de dois semiplanos abertos, a saber: - 2 com origem na reta OA e que não contém o ponto B (oposto a 1) e 2 com origem na reta OB e que não contém o ponto A (oposto a 1). - O exterior de um ângulo é côncavo. - Os pontos do exterior de um ângulo são pontos externos ao ângulo. - A reunião do ângulo com o seu exterior, também, é conhecida por "ângulo côncavo".

Ângulos consecutivos

Dois ângulos são consecutivos se, e somente se, um lado de um deles é, também, lado do outro (um lado de um deles coincide com um lado do outro).

Ângulos adjacentes

Dois ângulos consecutivos são adjacentes se, e somente se, não têm pontos internos comuns. AÔB e BÔC são ângulos adjacentes.

Ângulos opostos pelo vértice (o.p.v) Dois ângulos são opostos pelo vértice se, e somente se, os lados de um deles são as respectivas semi-retas opostas aos lados do outro.

Observe que duas retas concorrentes determinam dois pares de ângulos opostos pelo vértice: (AÔB, CÔD) e (AÔD, BÔC).

Congruência e comparação

A congruência (símbolo ) entre ângulos é uma noção primitiva que satisfaz os seguintes postulados:
Comparação de ângulos