Aula 04: Investigação e fixação dos temas

Essa aula visa fazer com que os alunos investiguem e fixem melhor os tópicos tratados na aula 03, usando largamente o software Geogebra. Solicitar aos alunos que se organizem em duplas ou trios. Pedir aos alunos para abrir o arquivo final da aula 02. Se por algum motivo o arquivo não estiver no computador, basta baixá-lo através do link: https://www.geogebra.org/classic/n8resknc.
Relembrar os alunos da construção e como foi usada para verificar o cálculo do perímetro. Pedir aos alunos que digitem a expressão Area = Área(c), explicando que o programa utiliza a função Área para retornar áreas de figuras desenhadas na tela.
Incentivar os alunos a mudarem o raio e ver como a área se comporta quando o raio é aumentado e diminuído, relembrando a fórmula da área do círculo. Pedir aos alunos que criem um variável verificaArea digitando a expressão verificaArea = r²*3,14, explicando que 3,14 é uma aproximação de π.
Incentivar os alunos a comparar os valores da área real (fornecido pelo programa na variável Area) e da área obtida por estimar a fórmula (variável verificaArea). Incentivar também alterações no número de casas decimais de π, para ver como essa diferença diminui. Fixar todas as dúvidas e procurar fazer com que todos entendam perfeitamente o cálculo da área do círculo. Pedir para que anotem um resumo no caderno da aula e dos valores que obtiveram na investigação. Pedir aos alunos para salvar o arquivo no computador, pois será usado posteriormente.