Google Classroom
GeoGebraGeoGebra Classroom

Ponto Médio no Sistema Cartesiano de Coordenadas

Topico(s):
Coordenadas
Analisem a construção abaixo, movam os pontos A e B de lugar e observem a mudança das coordenadas do ponto médio M. para voltar aos pontos iniciais clica nas setinhas circulares no canto superior direito da construção.

Atividades

Nas questões abaixo faça as contas no caderno usando a fórmula do ponto médio, coloque a foto dos cálculos no Classroom, e as respostas aqui. Utilize a construção acima para verificar suas respostas.

Quais as coordenadas do ponto médio dos pontos de coordenadas indicados abaixo? a) A(2,-2) e B(9,4) b) A(4,3) e B(7,2) c) A(7,-1) e B(-3,11) d) A(-4,-2) e B(4,-4)

Determine as coordenadas do ponto médio do segmento AB de extremidades A(4,6) e B(8,10)

Dadas as coordenadas do ponto médio M = (2,5), quais são as coordenadas da extremidade A do segmento de reta que o contém, sabendo que a outra extremidade está no ponto B = (5,5)?

Os segmentos de reta AB e CD cruzam-se em seus pontos médios. Sabendo que esses segmentos determinam um paralelepípedo e que A=(–3,–1), B=(4,2) e C=(–1,2), quais são as coordenadas do ponto D?

Uma das extremidades de um segmento é o ponto A(-2,-2). Sabendo que M(3,-2) é o ponto médio desse segmento, quais as coordenadas do ponto B(x,y), que é a outra extremidade do segmento?