Função Aplicada a um Circuito Elétrico com Resistores em Paralelo
Circuitos com resistores em paralelo
De acordo com Sadiku, Musa, Alexander (2014, p.98), dois resistores estão em paralelo quando conectados aos mesmos terminais ou nós. Em circuitos paralelos, cada elemento está ligado a dois nós, existem múltiplos caminhos para a corrente fluir, e a tensão sobre cada elemento é a mesma. Uma vantagem dos circuitos paralelos é que, se um elemento falhar, os outros continuam funcionando normalmente.
FIG.4: Circuitos com Resistores em Paralelo
Fonte: Sadiku, Musa, Alexander (2014,p.98)
Lei de Kirchhoff para Corrente (LKC)
De acordo com Sadiku, Musa, Alexander (2014, p.99), a lei de Kirchhoff para corrente (LKC) estabelece que a soma algébrica das correntes que entram em um nó é zero:
Sendo n o número de ramos conectados ao nó e é a n-ésima corrente entrando (ou saindo) do nó.
a Lei de Kirchhoff das Correntes (LKC), que afirma que a soma das correntes que entram em um nó é igual à soma das correntes que saem do nó. As correntes podem ser consideradas positivas ao entrar no nó e negativas ao sair, ou vice-versa.
Considere o nó na FIG.5, aplicando a LKC:
FIG.5: Correntes em um nó e a LKC
Fonte: Sadiku, Musa, Alexander (2014, p.99)
Ou seja, a soma das correntes que entram em um nó é igual à soma das correntes que saem
do nó.
Resistores em paralelo
Quando um circuito com dois resistores estão conectados em paralelo, isso significa que ambos estão sob a mesma tensão. Isso ocorre porque ambos “veem” a mesma queda de tensão. A explicação se baseia na lei de Ohm. (Sadiku, Musa, Alexander, 2014, p.102)
FIG.6: Resistores em Paralelo
e
Fonte: Sadiku, Musa, Alexander (2014, p.102)
Aplicando a LKC ao nó tem-se a corrente total I como
Sendo
Ou seja, a resistência equivalente de dois resistores em paralelo é a razão entre o produto de
suas resistências e a soma de suas resistências.
Para mais detalhes, assista o vídeo abaixo, disponibilizado pelo canal Khan Academy, que trata da definição de Circuito com Resistores em Paralelo e um segundo vídeo que faz uma revisão de Resitores em Série e também define em Paralelo.
Em ambos os vídeos abaixo, esclarecedores da noção de Circuito Elétrico, ao tratar de Resistores em Série e em Paralelo ao tratar a Corrente Elétrica com a variável difere desse projeto, pois consideramos essa Corrente Elétrica como por se tratar de Corrente Contínua (CC ou DC). A variável minúscula surgirá no estudo de Corrente Alternada.
Circuito com Resistores em Paralelo
Revisão de Circuito em Série e Definição de Circuito com Resistores em Paralelo
Nessa perspetiva vamos montar o exemplo de circuito simples, apresentado pelo canal Khan Academy, com a bateria de 3V e os resistorese e em paralelo no kit construtor de circuitos (DC) virtual disponibilizado pela Universidade do Colorado. Num primeiro momento procurando entender a questão da corrente continua e do resistor equivalente .
Monte um circuito (CC) e analise o seu comportamento com dois resistores em paralelo.
Função Hipérbole Aplicada a um Circuito Elétrico com Resistores em Paralelo
Muito bem! Vamos analisar o problema proposto no software GeoGebra, o cálculo simbólico e a representação gráfica desse circuito proposto, procurando interpretar a função hipérbole aplicada num circuito elétrico com resistores em paralelo .
Observação:
No vídeo, ao tratar de corrente elétrica é importante ressaltar a definição da LKC: a soma das correntes que entram em um nó é igual à soma das correntes que saem do nó, pois, ficou ausente na explanação.
Supondo um circuito elétrico simples com uma bateria de V (volts) e dois resistores em paralelo e a corrente elétrica total I em A (ampere) equivale a:
Referências:
SADIKU, Matthew N. O; ALEXANDER, Charles K.; MUSA, Sarhan. Análise de circuitos elétricos com aplicações. AMGH Editora, 2014.
