Aula 02: Investigação inicial e fixação dos temas no Geogebra

Essa aula visa fazer com que os alunos investiguem e fixem melhor os tópicos tratados na aula 01, usando largamente o software Geogebra.
Solicitar aos alunos que se organizem em duplas ou trios. No Geogebra, solicitar aos alunos que criem um ponto O na intersecção das malhas exibidas no programa, e também um controle deslizante r de intervalo [0;10] e incremento 0,5. Explicar que o controle deslizante será a medida do raio das circunferências a serem criadas
Em seguida, solicitar que criem um círculo c de centro O e raio r. Mostrar as diversas formas de fazer essa criação (por meio de digitação da fórmula do programa ou arrastando e selecionando por meio dos menus).
Criado o círculo, deixar os alunos variando o controle deslizante r como forma de ver visualmente o raio e o desenho da circunferência se alterando.
Solicitar aos alunos que criem uma constante verifica. Explicar que essa constante será uma aproximação do valor do perímetro de c, e que será verificada com a medida que o programa irá fornecer. A fórmula para verifica deve ser: verifica = r * 2 * 3,14 Aqui, é válido lembrar aos alunos que r é o controle deslizante criado anteriormente para designar a medida do raio, e a aproximação de π (3,14 acima) pode ser variada com mais ou menos casas decimais. Abaixo, um exemplo para o raio r=4,5, que retorna o perímetro 28,27.
Pedir aos alunos que confiram a conta manualmente (como forma de fixar e já se acostumar a fazer cálculos com π) e que repitam esse processo variando o raio r. Andar entre a turma para verificar os cálculos manuais e tirar dúvidas. Explicar e mostrar no menu a opção de Distância, Comprimento ou Perímetro e pedir aos alunos que meçam com essa funcionalidade o perímetro de c. Aqui, pedir aos alunos para variar o raio r e a aproximação de π usada na fórmula da constante verifica. Sanar as dúvidas que surgir. Após os alunos investigaram usando o programa a relação C=2πr, extrapolar do intervalo usado para definir o raio r ([0;10]) e perguntar aos alunos para valores fora desse intervalo, qual seria o perímetro da circunferência. Fixar todas as dúvidas e procurar fazer com que todos entendam perfeitamente a relação entre π, o raio e o perímetro da circunferência. Pedir para que anotem um resumo no caderno da aula e dos valores que obtiveram na investigação.

Arquivo Final Feito pelos Alunos