Google Classroom
GeoGebraTarefa

Interpretação dos coeficientes a e b

Investigação da construção

Analise o que acontece com os gráficos de funções definidas por expressões do tipo ao variar os controles deslizantes e .

1. Selecione a ferramenta Mover, fixe o Controle Deslizante em e varie os valores do Controle Deslizante . Quais são as conclusões a respeito do gráfico função quando e ?

2. Selecione a ferramenta Mover, fixe o Controle Deslizante em e varie os valores do Controle Deslizante . Quais são as conclusões a respeito do gráfico da função quando e ?

3. Selecione a ferramenta Mover, fixe o Controle Deslizante em e varie os valores do Controle Deslizante . Qual a conclusão a respeito do gráfico da função quando e ?

4. Selecione a ferramenta Mover, fixe o Controle Deslizante em um valor diferente de e varie os valores do Controle Deslizante . Quais são as conclusões a respeito do gráfico da função ?

5. Dois importantes pontos do gráfico de uma função afim são os interceptos: um é o ponto de interseção do gráfico da função e o EixoX (intercepto ) e o outro é o ponto de interseção entre o gráfico da função e o EixoY (intercepto ). Altere os valores dos Controles Deslizantes e para confirmar ou refutar suas conjecturas.

a) Qual é o valor da ordenada do intercepto ? b) Qual a relação entre a coordenada (abscissa) do intercepto e os coeficientes e da função afim? (Sugestão: Considere os coeficiente e números inteiros).