Cópia de Etapa 2
Construa um paralelogramo de lados , , e . Em cada um de seus lados, construa quadrados para fora do paralelogramo. Marque, então, os centros , , e desses quadrados e, por fim, desenhe o quadrilátero
Mova os pontos livres e, se houver, os semilivres, observando o quadrilátero . Você consegue identificar algum invariante geométrico?
Demonstração: Queremos mostrar que é um quadrado. Isto é, todos os lados têm comprimentos iguais e seus ângulos internos são reto.
Para justificar que , vamos mostrar que os triângulos e são congruentes (por lado-ângulo-lado - LAL). As demais igualdades de lados pode ser feita de maneira análoga ao que faremos para essa igualdade.Como º (Exercício 1, a seguir) e (Exercício 2), então , desse modo temos que . Além disso, (ambos são a metade da diagonal do quadrado) e , portanto, os triângulos e são congruentes por LAL. Por isso, .
Agora vamos mostrar que o ângulo interno de EFGH em G mede 90 graus. Para facilitar a comunicação, chame (meie os ângulos que serão usados).
Lembre-se que as diagonais de qualquer quadrado formam . Por isso, . Como os triângulos BFG e CGH são congruentes, os ângulos pi e delta são iguais. Portanto, omega + delta = 90. Logo gamma = 90^\circ.
Portanto, é um losango com um ângulo interno reto, portanto, EFGH é um quadrado pois em qualquer paralelogramo os ângulos opostos são iguais e os ângulos consecutivos são suplementares.
Exercício 1
Explique por que os ângulos internos consecutivos e do paralelogramo são suplementares, isto é, explique por que .
Explique por que os triângulos BFG e CGH são congruentes na demonstração.
Qual propriedade dos ângulos é utilizada para justificar que na demonstração?