Google Classroom
GeoGebraTarefa

GeoGebra e a BNCC

Olá pessoal. Vamos abordar como utilizar o GeoGebra para trabalhar algumas habilidades da BNCC que pode ser acessada pelo link http://www.basenacionalcomum.mec.gov.br/ No link abaixo vocês conseguem fazer o download do pdf da BNCC diretamente http://www.basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Na BNCC é possível encontrar várias referências à softwares de Geometria Dinâmica e o GeoGebra é um dos mais populares softwares de Geometria Dinâmica. Assim, vou apresentar algumas habilidades da BNCC e como o GeoGebra pode contribuir no desenvolvimento dessa habilidade.
1a Habilidade
A primeira menção na BNCC sobre softwares de Geometria Dinâmica é na página 273, quando diz que "O estudo das simetrias deve ser iniciado por meio da manipulação de representações de figuras geométricas planas em quadriculados ou no plano cartesiano, e com recurso de softwares de geometria dinâmica." Sobre o estudo das simetrias, a Habilidade EF07MA21 da página 309 fala em reconhecer e construir figuras obtidas por simetrias de translação, rotação e reflexão, usando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica e vincular esse estudo a representações planas de obras de arte, elementos arquitetônicos, entre outros. Vou dar como exemplo a seguinte atividade que pode ser realizada com o GeoGebra para o desenvolvimento da habilidade descrita anteriormente. Para essa atividade, vamos selecionar alguma obra de arte na internet, preferencialmente alguma que use bastante geometria em sua composição. Eu escolhi a figura abaixo do Escher, uma vez que ele era conhecido pela execução de transformações geométricas nas suas obra e por criar "construções impossíveis" usando ilusão de ótica.

Figura com répteis de Escher

Figura com répteis de Escher
Assista ao vídeo abaixo para ver um exemplo de atividade com a figura acima do Escher e que trabalha com a Habilidade EF07MA21 da página 309: reconhecer figuras obtidas por simetrias de rotação e reflexão usando softwares de geometria dinâmica e vincular esse estudo a representações planas de obras de arte.
Depois de assistir ao vídeo anterior, faça a atividade a seguir: Cite 2 lagartos e como um pode ser obtido a partir do outro por reflexão ou rotação. Exemplo, o lagarto roxo é a reflexão do lagarto azul pela reta diagonal crescente.
Image

Responda no campo a seguir: Dê exemplo de 2 lagartos e como um pode ser obtido a partir do outro por reflexão ou rotação no applet acima.

Agora vou dar como exemplo a seguinte atividade que pode ser realizada com o GeoGebra para o desenvolvimento da parte da habilidade EF07MA21 sobre reconhecer figuras obtidas por simetrias de translação usando softwares de geometria dinâmica e vincular esse estudo a elementos arquitetônicos. Para essa atividade, vamos selecionar algum elemento arquitetônico na internet, preferencialmente algum que use bastante geometria em sua composição. Eu escolhi a foto abaixo do Palácio da Alvorada, em Brasília, cuja arquitetura é do Oscar Niemeyer.

Palácio da Alvorada - Brasília (arquitetura de Oscar Niemeyer)

Palácio da Alvorada - Brasília (arquitetura de Oscar Niemeyer)
Assista ao vídeo abaixo para ver um exemplo de atividade com a foto acima do Palácio da Alvorada e que trabalha com parte da Habilidade EF07MA21 da página 309: reconhecer figuras obtidas por simetrias de translação usando softwares de geometria dinâmica e vincular esse estudo a elementos arquitetônicos.