Google Classroom
GeoGebraTarefa

Função Polinomial de Grau 2

Tópico:
Funções

ORIENTAÇÃO PARA ATIVIDADE

O objetivo desta atividade é analisar o comportamento da função quadrática quando variamos um dos seus coeficientes e mantemos os outros dois constantes. E ainda, analisar o comportamento do vértice da parábola. Para isso, criamos três controles deslizantes (denominados ) para que você observe esses comportamentos. Em seguida, criamos as expressões da função quadrática e do vértice da parábola. Observe que para esta função ser quadrática, deve ser diferente de zero. Inicialmente, clique com o botão direito do mouse no vértice e habilite o rastro. Faça variar o parâmetro e analise cuidadosamente o comportamento da parábola e do vértice. Oculte o rastro. Em seguida, faça variar o parâmetro e analise o comportamento da parábola e do vértice. Use a ferramenta lugar geométrico, clicando no ponto V em seguida no parâmetro . Oculte o rastro. Para cada parâmetro de e fixado, variando o parâmetro , note que o vértice irá variar sobre o lugar geométrico (reta). Delete o lugar geométrico e habilite o rastro. Por último, faça variar o parâmetro e analise o rastro. Habilite a ferramenta lugar geométrico clicando em V e em seguida no parâmetro . Oculte o rastro e deixe o lugar geométrico desenhado pelo Geogebra.

Questão 1

Fixe os parâmetros e , e varie no conjunto dos números reais. Demonstre que o vértice V percorre completamente uma reta vertical.

Questão 2

Fixe os parâmetros e , e varie o parâmetro no conjunto dos números reais diferentes de zero. Mostre que, exceto em um caso particular, o vértice V percorre uma reta. Além disso, qual é a equação dessa reta? Nesse caso o vértice V percorre todos os pontos dessa reta? Qual é o caso particular? O que acontece com o vértice V nesse caso particular?

Questão 3

Fixe os parâmetros e , e varie o parâmetro no conjunto dos números reais. Demonstre que nesse caso o vértice V percorre uma outra parábola. Determine a equação dessa parábola.