Google Classroom
GeoGebraTarefa

Trabalho Final -Tarefas de avaliação GeoGebra Classroom

Para resolver esta ficha formativa de "Gráficos de Funções" e "Áreas e Volumes", deverá responder às tarefas que se encontram abaixo dos gráficos correspondentes.

Observe o gráfico e responda às tarefas abaixo.

GRÁFICOS DE FUNÇÕES - FIGURA 1

Função Linear é do tipo f(x) = mx. No gráfico acima,(Figura 1),selecione "Função Linear" clicando no respetivo quadrado. De seguida mova o seletor "m", declive da reta. Observe o gráfico de f(x). Que conclusões pode retirar?

Função afim é do tipo g(x) = mx +b No gráfico acima, (Figura 1), selecione "Função Afim" clicando no respetivo quadrado. a) Mova o seletor "m". O que observa? b) Mova o seletor "b". O que observa?

GRÁFICOS DE FUNÇÕES - FIGURA 2

No gráfico acima,(Figura 2), selecione "Função Afim"e de seguida "Ordenada na Origem", clicando nos respetivos quadrados. Mova o seletor "b". O que observa?

No gráfico acima, (Figura 2), selecione "Zero da Função", clicando no respetivo quadrado.  Mova o seletor "b", O que observa?

Observe o gráfico e responda às tarefas abaixo.

GRÁFICOS DE FUNÇÕES - FIGURA 3

No gráfico acima, (Figura 3), selecione a "Função f" clicando no respetivo quadrado. Sabendo que o ponto P pertence à função f, calcule o declive da reta realizando os seguintes passos: a) Selecione no menu ferramentas a tecla Toolbar Image e clique de seguida na reta f. Qual o valor que obteve? Após registar o valor do declive, clique na tecla "Retroceder" no canto superior direito para apagar. b) Calcule analiticamente o declive e confirme o resultado com o valor que obteve na alínea anterior e selecionando no gráfico acima, (Figura 3), "Declive" clicando no respetivo quadrado.

No gráfico acima, (Figura 3), selecione a "Função f" clicando no respetivo quadrado, caso não esteja visível. Calcule analiticamente a expressão algébrica da função f e confirme o resultado selecionando no gráfico "Expressão Algébrica" clicando no quadrado respetivo.

GRÁFICOS DE FUNÇÕES - FIGURA 4

No gráfico acima, (Figura 4),selecione a "Função g" clicando no quadrado respetivo. a) No menu ferramentas selecione a teclaToolbar Image , e de seguida clique em cima da reta, (função g),e do eixo OY. Que ponto obteve e que nome se dá ao ponto?

b) No menu ferramentas selecione a tecla Toolbar Image e de seguida cilque em cima da reta (função g), e no eixo OX. Que nome se dá ao ponto?

GRÁFICOS DE FUNÇÕES - FIGURA 5

No gráfico acima, (Figura 5),selecione primeiro a "Função g" e de seguida a "Função f" clicando nos quadrados respetivos. As duas retas são paralelas e representam os gráficos das funções g e f. Se f(x) = 3x, qual é a expressão analítica da função g(x) ?

Assinale a sua resposta aqui
  • A
  • B
  • C
  • D
Verifique minha resposta (3)
Observe o gráfico e responda às tarefas abaixo.

GRÁFICO DE FUNÇÕES - FIGURA 6

No gráfico acima, (Figura 6), está representado o losango [ABCD]. Tendo em conta as informações constantes no gráfico e que a reta BC é definida pela equação, y=- (3/2) x + 4 , determine:

O declive da reta AB

GRÁFICOS DE FUNÇÕES - FIGURA 7

No gráfico acima, ( Figura 7), selecione a opção correta:

Assinale a sua resposta aqui
  • A
  • B
  • C
  • D
Verifique minha resposta (3)
Observe o gráfico e responda às tarefas abaixo.

ÁREAS E VOLUMES - FIGURA 8

No gráfico acima, (Figura 8), mova os seletores "largura" e "comprimento". Qual o sólido que observa ? De seguida mova o seletor "Planificação" e deduza uma fórmula para calcular a área da superfície, utilizando as letras "c" de comprimento, "l" de largura e "a" de altura.

Utilizando a fórmula que deduziu na tarefa anterior, calcule a área da superfície para as seguintes medidas: c=6u, l=4u e a=5u u- unidades

ÁREAS E VOLUMES - FIGURA 9

De acordo com o gráfico acima, (Figura 9), calcule analiticamente o volume do sólido considerando as medidas: altura = 3u, comprimento = 4u e largura = 2u. u-unidades. De seguida confirme o resultado do volume no ecrã do sólido, atribuindo esses valores aos seletores "comprimento" e "largura".