Google Classroom
GeoGebraTarefa

Consequências da simetria na circunferência

Tarefa 1

1. Desenha uma circunferência de centro A. 2. Marca um ponto B sobre a circunferência. 3. Traça uma reta t que intersete a circunferência apenas no ponto B,, ou seja, tangente a essa circunferência. 4. Desenha a reta r que passa pelos pontos A e B. 5. Qual é a posição relativa entre as retas r e t?

Tarefa 2

1. Desenha uma de centro A e marca sobre ela dois pontos B e C. 2. Traça a corda [BC]. 3. Traça a reta r, perpendicular a [BC] e que passa no centro da circunferência. Mede a distância entre a reta r e os pontos B e C. O que podes concluir?

Tarefa 3

Na figura, as cordas [BC] e [DE] são paralelas. 1. Traça a reta r, perpendicular a [BC] e que passa no centro da circunferência. 2. Considerando a reta r como eixo de simetria, indica o simétrico:
  • dos pontos B e D;
  • dos arcos BD e CE;
  • das cordas [BD] e [CE].

Propriedades:

1. Qualquer reta tangente a uma circunferência é perpendicular à reta que passa pelo centro e pelo ponto de tangência. 2. A reta que é perpendicular a uma corda e que passa pelo centro da circunferência bisseta a corda. 3. Numa circunferência, arcos e cordas compreendidos entre cordas paralelas são geometricamente iguais.